sábado, 9 de abril de 2011

Un po’ di Roma – Parte 1

Bem, esse post é especial pra quem vem a Roma rapidinho, dar uma geral na capital da Itália! (Muleke e Ana P, por exemplo… )
Então, pra começar! O que é a primeira coisa que passa na sua cabeça quando você pensa em Roma? O Coliseu, Vaticano, Fontana di Trevi… na minha era isso: coisa antiga. Hoje eu mudei minha opnião. Bem, quando eu penso em Roma, a primeira coisa que passa pela minha cabeça é : GELATO. Isso mesmo, sorvete! Sorvete pro todas as partes. Se você faz passeio em áreas turísticas então , o que você mais vê é gente tomando sorvete! Impressionante! Os turistas tomam sorvete o tempo todo, independente do tempo. Eu inclusive… adoro. Sorvete de flocos (stracciatela) e de chocolate (bacio). Caramba, um espetáculo! As pessoas nas praças, andando na rua… todas tomando gelato. Sempre!!! Alegre
Roma 219   Roma 329
Bem, isso dito, vamos ao principal de Roma: é uma cidade fácil de andar pra quem tem alguma noção de mapa! Eu tenho que confessar que o mapa pra mim E NADA é quase o mesmo. Aqui em Roma então, o mapa é show, todo torto e cheio de vielas nas ruas… Não preciso me preocupar com gelatos ou massas, porque se um dia eu planejo um roteiro de 10km, seguramente ando 18, 20km… caramba, me peguei andando em círculos outro(s) dia(s). Isso mesmo , então se você tem pouco tempo em Roma, sugiro duas coisas: 1) venha com alguém que interprete mapas ou 2) use um gps (é a solução que eu encontrei. Meu celular tá me salvando esses dias, tá bom, mesmo assim ainda me perco um pouco).
Vamos começar. Roma é pra ser feita a pé. Mesmo porque só tem duas linhas de metrô que só se cruzam na estação de trem – sempre cheia e tumultuada (a terceira  linha de metrô está sendo construída agora) e andar pela cidade é sempre uma surpresa, visto que você consegue encontrar em cada praça um monumento, uma ruína.. enfim. Eu então, várias surpresas. Mas assim, se você não anda a pé, pode pegar o metrô ou os ônibus, super fácil.
Se você vem a Roma tem que ver o Papa, certo?? Eu considero o Vaticano e a Basílica de São Pedro uma das coisas mais impressionantes pra visitar. Dessa vez ainda não fui, vou esperar meus pais e minha irmã chegarem, vamos juntos. Descobri que existe uma maneira de agendar a compra do ingresso, ou seja, nada de filas. É mais caro (4 euros a mais), mas vale a pena. A fila é uma coisa GIGANTE. Mesmo chegando cedo (abre às 7h), a fila já existe. Essas fotos são da minha última visita a Roma (2006).
IMG_0521 IMG_0528IMG_0536  IMG_0540
Bem, saindo do Vaticano (visitando São Pedro e o museu do vaticano), sugiro você ir visitar o Castel Sant’ Angelo.  O passeio pelas margens do Tibre (Tevere) é super agradável e você pode achar várias barraquinhas com livros, discos, brinquedos…
Roma 192  Roma 193
Bem, o castelo foi erguido no século 2 pra ser o mausoléu de Adriano. Na idade média foi transformado em fortaleza, já foi utilizado pelos papas na época do Renascimento e depois virou uma prisão. Eu pretendo entrar nele também quando meus companheiros de Roma chegarem, de qualquer maneira, vale a pena a passagem por ele e pela Ponte de Sant’ Angelo, que foi construída junto com o castelo, em 130 dC. As estátuas de anjos na ponte são de Bernini, e, como estátuas são minha obra preferida, eu adorei a ponte!!!
Roma 194 Roma 197Roma 205  Roma 210
Roma 207 Roma 208Roma 209 Roma 218
Ok, saindo pela ponte, você pode visitar a Piazza Navona, onde fica a embaixada do Brasil (lindo o prédio aliás), três fontes e uma igreja. Isso mesmo, a praça é linda… ainda tem vários cafés em volta, que – mesmo sendo para turistas – eu aconselho sentar, tomar um vinho (ou uma cerveja), ver um pouco o movimento antes de continuar o caminho!
Começando pelas fontes: mais perto da embaixada do Brasil, fica a Fontana del Moro, do outro lado, a Fontana del Nettuno e no meio a Fontana dei Fiumi (dos rios). Que é lindíssima. Com um obelisco no meio, tem quatro figuras que representam os rios Danúbio, Prata, Ganges e Nilo. A fonte é obra de Bernini, enquanto a igreja Sant’Agnese in Agone é de Borromini. Dá pra entender o porquê dessa ser a praça mais famosa de Roma.
Roma 108 Roma 116Roma 114Roma 137 Roma 122 Roma 126 Roma 135 Roma 139
Bem, pessoas… muita coisa pra um post só, né?? Depois eu escrevo o resto do dia (Campo de’Fiori, Pantheon, Sta Maria de Sopra Minerva, Fontana di Trevi, Vittorio Emanuele e Roma Antiga) prum geralzão de Roma. Aí sim, vou começar a escrever os roteiros mais específicos, com fotos, dicas … e falarei de uma viagem de um dia que eu fui a Napoli, comer a pizza na origem!!
É isso… um grande beijo!

9 comentários:

Sabrina Burjack Neuberger disse...

Verinha... eu preciso viajar com vc!! que delícia de viagens e posts... Me deu uma saudade de Roma!! Estive aí em meados de janeiro e eu amei a cidade e fiz os caminhos que citou, e pra variar, tbm me perdia, mas tbm me achava com o mapa!! Aproveite muito e... os gelatos realmente são incríveis, o que fica na Piazza Navona então... bjo e aproveite!!

Vanessa disse...

Show, amiga, também quero passear por aí!!
Ahhh, quando à pizza de Napoli, depois vai ter que preparar uma igualzinha pra gente provar, hein!? hehehe

Beijo!

Débora Martins Alves disse...

Que maravilha! E como vc descreve bem os detalhes! Já está na hora de vc escrever um livro das suas viagens aos 25 países... (é isso?)
Dá vontade de dar um cano no BB, comprar uma passagem e ir para aí. Continue escrevendo.
Até agora vc não tirou fotos do que pedi....lembra? Tire discretamente! rsrsrsrs beijão, minha querida! Aproveite!

Tianette disse...

Veroca, amei!!!
Sinto o sabor dos gelatos e mesmo sem maiores detalhes da pizza napolitana... hummmmmmmmmmmmm
A Itália realmente é encantadora e vc descreve isso com maestria.
Ihuuuuuuuuuu...
Aproveite aí que estamos coladinhos em vc... rsrsrssr Bjo!

Chicó disse...

Priiiima, muito bacana o blog! E as fotos da estátua com o sol atrás ficaram sensacionais!
De tanto viajar, tá ficando boa com a máquina! rs...

Bjo do primo

Iracema disse...

A próxima vez que for à Roma vou seguir todas as suas dicas! E tomar vários gelatos, claro! Bjs

Unknown disse...

vera to lokasso.... amanha eu e ana respondemos....iuuuuuuuuuuuuuuuuu

Davidson disse...

Verinha, valeu! depois escreve sobre viagens aí por perto, tipo "bate e volta".

Unknown disse...

Cunhaaaa
Assim ja estou ficando ansiosa pra conhecer tudo por ai. Adoramos o post. Com certeza os seus conselhos serão muito uteis.
Aproveita muitoooooo!!!!

beijãooooo

Postar um comentário

Categorias

Mais recentes

Sobre mim

Minha foto
Verinha
Brasília, DF, Brazil
Brasiliense, botafoguense e viajante. Amo estar na estrada quase tanto amo minha família e meus amigos. Não troco Brasília por nenhuma cidade do mundo... e continuo procurando... :)
Ver meu perfil completo

Tripulantes