terça-feira, 19 de abril de 2011

Napoli – Onde a Pizza Nasceu

Bem, para quem vem e tem mais tempo, sugiro um dia em Napoli. Assim, é uma viagem tranquila, a viagem pode demorar 2 horas (no trem normal e mais barato) ou 1:10 no trem rápido (três vezes o preço). Você pode se programar olhando o próprio site da Trenitalia e chegando uns 15 minutos antes na Termini (estação de trem principal de Roma) você compra e pronto.
Saindo da estação de trem, pegamos um metrô e fomos pro centro. Chegando no centro… bem, a minha impressão é que a gente estava em um cortiço. Pra ser mais exata, o que mais me veio na cabeça foi “Capitães de areia”, naquele cortiço que eles moravam. Essa foi exatamente minha primeira impressão. Uns becos sujos, cocô de cachorro, bituca de cigarro, lixo mesmo… em todo canto. Enfim, andiamo!
Napoli (31)Napoli (113)
Napoli-2Napoli (50)
Napoli tem um Padroeiro, São Genaro. Então, por onde você anda, você vê coisas sobre esse santo. Começamos nossa caminhada na Catedral de Napoli então. Linda… realmente o contraste com a minha primeira impressão.
Napoli (9)Napoli (11)Napoli (12)Napoli (13)
Infelizmente, dentro de grande parte das Igrejas, tirar fotos não é permitido. Saímos de lá (ainda caminhando, o centro é todo pequeninho) e fomos para San Lorenzo Maggiore. O interessante é que Napoli é cheia de bequinhos e quando você olha pra cima: bum, uma igreja gigante numa portinha minúscula.
Napoli (18)Napoli (26)
Depois de visitar essas duas igrejas, fomos na Capela de San Severo. Como eu gosto muito de esculturas e monumentos, essa me valeu a visita a Nápoles. Não pode tirar fotos da Capela, o que realmente nesse caso é muito triste. Mas peguei umas fotos nesse site aí em cima pra vocês terem uma ideia. O Cristo Velado é feito em mármore, com uma única peça e reza a lenda que o escultor Giuseppe Sanmartino teria aprendido com um alquimista como realizar a calcificação de tecidos em cristais de mármore. Daí seria um cadáver embaixo da escultura… Mas de qualquer maneira , uma das mais lindas que eu já vi.
Napoli-SanSevero1Napoli-SanSevero2Napoli-SanSevero3Napoli-SanSevero4
Bem, depois dessa caminhadinha: PIZZA!!! Ebaaaaa!!!!!
Fomos num lugar beeeem tradicional, fila de espera e tudo : Sorbillo. A propaganda do lugar era: 21 filhos e todos pizzaiolos! A decoração é bem bonitinha e o atendimento é rápido. Adorei!!!
Olha o que eu descobri: a primeira pizzaria que se tem notícia da história é de Nápoles, em 1830 e a Pizza Margherita foi feita para uma rainha (Margherita) e seu marido (Umberto), reis da Itália que visitavam a  cidade e resolveram experimentar a famosa pizza. Pediram uma pizza para ser entregue (ó a origem do delivery hahahaahaha), aí um pizzaiolo preparou a pizza com muzzarela, tomate e manjericão (sim, as folhinhas mesmo), para que a pizza ficasse com as mesmas cores da bandeira italiana. 
O problema de comer pizza assim é só a expectativa. Enfim… adorei a pizza (eu não esperava muito) mas meu amigo achou ela bem normal! A pizza super levinha, você come “que nem sente”. (A minha pizza tem uns pepperonis, tem que ser um pouco picante, né?)
Napoli (33)Napoli (34)Napoli (35)Napoli (36)
Ok, depois da Pizza, fazer um programa bem legal: as catacumbas de Nápoles! Então, o passeio na verdade é um antigo teatro romano e um aqueduto. Adorei o passeio, se você vai a Nápoles, faça!
Pensa em umas coisas antigas…. desde a época dos gregos, em 474 a.C e você já vê as estruturas com formato anti-terremotos. O teatro foi achado no meio das casas, e deve haver muitos sítios por lá já que Nápoles foi erguida cidade em cima de cidade….
Nos aquedutos foi utilizado na construção um material de origem vulcânica, que pintado se tornava impermeável. Muito ninja, né?? No séc. 17 esses aquedutos foram fechados para evitar a contaminação pela peste… depois viraram lugar pra lixo e na segunda guerra mundial a cidade utilizou esses túneis como esconderijo. Adorei o passeio!!!
Napoli (52)Napoli (66)Napoli (105)Napoli (97)
Napoli (90)Napoli (108)
Depois entramos em mais umas igrejas e fomos na Piazza del Plebiscito, mas bem rapidinho, o dia tava acabando… passamos pelo Castel dell'Ovo , uma pena, não deu pra entrar e fomos na beira mar ver o Vesúvio, (vulcão).
Napoli (131)Napoli (133)Napoli (138)Napoli (141)Napoli (147)Napoli (148)Napoli (150)Napoli (152)Napoli (159)Napoli (162)Napoli (164)Napoli (166)
Minha dica pra quem quer fazer um dia em Nápoles é se programar de chegar cedo e logo que passar pelas entradas de Nápoles subterrânea, verificar os horários das excursões guiadas. Um dia inteiro acho que é bom pra fazer tudo! Acabou que o roteiro do que fazer/que a gente fez em Nápoles ficou com o Thomas, vou pedira pra ele e posto aqui depois com os nomes certinhos. Fica mais fácil pra organizar uma viagem de uma dia!
Depois vou escrever sobre meu dia com o papai e a mamãe em Bolonha, algumas igrejas e parques em Roma, a comida na Itália (especial pra T. Corrinha e pra Moniquinha) e Sofia (Bulgária). Onde eu tô agora! Tenho certeza que vou escrever um monte ainda depois que voltar… quero manter esse blog ativo e aprender a aperfeiçoar mais. Já peguei umas dicas de fotos com meu professor Milton, então as fotos estão só melhorando!!
Beijocas

2 comentários:

Camila disse...

show demais verinha!!! beijoooo

Anônimo disse...

Veroca vc é msm internacional,lindo...lindo!
bjks
Tia Corrinha

Postar um comentário

Categorias

Mais recentes

Sobre mim

Minha foto
Verinha
Brasília, DF, Brazil
Brasiliense, botafoguense e viajante. Amo estar na estrada quase tanto amo minha família e meus amigos. Não troco Brasília por nenhuma cidade do mundo... e continuo procurando... :)
Ver meu perfil completo

Tripulantes