domingo, 17 de abril de 2011

Un pó’ di roma–Parte final

Pessoas!!! Meu blog não tá lindo de morrer??? Caramba, Rafinha!!! AMEEEEEEEII!!! Valeuzão….
Então, POVO DE GOTHAM (Aleba e PR, não consigo acabar com esse vício, é Gotham, não Roma)… esse é o post final sobre um geralzão sobre Roma… como eu falei, hoje é dia de continuar o primeiro giorno di passeggiata em Roma: Campo de’Fiori, Pantheon, Sta Maria de Sopra Minerva, Fontana di Trevi, Vittorio Emanuele e Roma Antiga!!!
Vamos lá, a segunda parte do dia em Roma… se  for pra dar um geralzão!
Saindo da Piazza Navona, vamos o jeito é fazer um passeio pelo Campo de’Fiori… o campo das flores que na verdade é um mercado. E lindo… e cheio de vendedores de tudo. E de romanos tomando um café depois do almoço. Adorei !
Roma (166)Roma (780)
roma 040roma 053
roma 038roma 049
Indo do Campo dei Fiori pro Pantheon… sabe, depois de 10 dias de Roma eu finalmente consegui me localizar um pouquinho (un pó), e realmente é muito pertim… O Pantheon é um monumento espetacular! Construído para ser um templo para todos os Deuses , depois foi incorporado pelos cristãos. O Pantheon original é de 27 aC, depois foi reconstruído em 80 dC e se mantém assim até hoje. O que mais me chama atenção , com certeza, é a cúpula… tem 44m de diâmetro e o centro, um círculo com 9m. Todo prédio é um espetáculo. E de graça!!!
Ah, sim… o túmulo de Rafael (um dos 4 tartarugas ninja do renascimento) é aqui!
Roma (87)Roma (89)Roma (92)Roma (97)Roma (100)Roma (105)

Saindo do Pantheon Fontana di Trevi!!! Bem, a verdade é: a última coisa que você vê nessa fonte é água. Tem tanta gente mas tanta gente que você vê a fonte (que é gigante), depois vê o tanto de gente que tem e só por último acaba vendo a água da fonte…. hahahahha Linda de qualquer maneira!!!
Roma (73)Roma (77)Roma (78)Roma (80)
IMG-20110404-00004IMG-20110406-00031
Depois o Vitoriano e Roma antiga! O “Monumento nazionale a Vittorio Emanuele II” ou Vittoriano, é um monumento que chama atenção pelo seu tamanho… caramba, o bicho é enorme! E lindo !!! Eu acho. E de graça!! Não subi ainda porque eu estou esperando a Bella chegar! É tanta escada, mas tanta escada que vou subir só uma vez! Hehehehe Enfim, passo por lá direto. É de qualquer maneira um monumento que os italianos não curtem muito.Todo feito em mármore branco. Os italianos não gostam muito do monumento – que eu acho lindo de morrer – porque dizem que parece uma máquina de escrever e que lembram o fascismo, da época de Mussolini. Bem, nada a ver, já que eu fiz uma pesquisa aqui e descobri que o Vittoriano terminou em 1911, dez anos antes do início do fascismo na Itália. Muitos italianos que eu conversei me disseram que o Vitoriano foi construído para comemorar a vitória italiana na primeira guerra mundial… mas a primeira guerra acabou em 1918, sete anos após o Vittoriano. Tcs tcs italianos!!!
Roma (271)Roma (389)DSCN0081roma 020
E a Roma antiga… bem, quem assistiu o filme “O GLADIADOR” tem uma idéia de como pode ser o Coliseu. Eu defino em uma palavra: fodástico!!! É muito muito grande. E eu não sei na verdade o que me impressiona mais: o tamanho da estrutura, saber que ela era toda em mármore branco ou olhar o labirindo em baixo e saber que existiam 32 elevadores que carregavam os animais e os gladiadores para os shows…. Além do Coliseu, tem milhões de ruinas: Fórum Romano, Palatino, Fórum de Augusto, fórum e os mercados de Trajano, praça Capitólio e seus museus, Arco de Constantino,  Coluna de Trajano, Circus Massimo, Teatro de Marcelo… Afe. enfim, para um geralzão, acho que o Coliseu e a Coluna de Trajano são super interessante. Faremos um específico em outro momento, ruínas! Alegre
Por enquanto, ficamos só no Coliseu e Coluna e mercado de Trajano!!!
O Mercado e a Coluna de Trajano são ruínas (na verdade a coluna tá inteira). O Fórum Trajano foi construído em 112, e a coluna em 113. O Fórum foi o último da Roma antiga, e o mercado já foi considerado um dos maiores de Roma. A Coluna tem 30 metros de altura, e mais 8 metros de pedestal e foi construída a mando do próprio Trajano, para contar a história da guerra contra os dácios (Romênia hoje). Pasmem: cada bloco pesa 40 toneladas (são 20 no total).
DSCN0096DSCN0090
DSCN0105DSCN0110

E o Coliseu. Bem, dispensa apresentações… antigamente era capaz de receber 65 mil pessoas. Tem 48 metros de altura e é tipo um Maracanã… de formação, oval. :) Pasmem, demorou de 8 a 10 anos pra ser construído, naquela época… sem essa tecnologia. E os estádios pra Copa de 2014… enfim. Estima-se que o Coliseu foi utilizado por aproximadamente 500 anos! E deve ter morrido gente… só Trajano (esse da coluna), celebrou a vitória contra a Dácia em 107 com 123 dias de celebração… foram 11000 animais (em sua maioria importados da África: leões, leopardos e panteras, rinocerontes, hipopótamos, elefantes, girafas, crocodilos e avestruzes) e 10000 gladiadores. Ufa!
Roma (247)Roma (249)Roma (250)Roma (603)Roma (608)Roma (615)Roma (626)Roma (636)Roma (648)Roma (653)

Bem, povo… por hora é só… depois vou contar um pouco das minhas aventuras em Napoli e Bologna (viagens de um dia) e um pouco mais sobre Roma… tem MUITA coisa!!!
Beijocas

5 comentários:

Alexandre disse...

O Vittoriano é o monumento que mais me chocou em Roma... estava preparado para tudo: Coliseu, Forum, Fontanas, Basilicas... mas não para o Vittoriano..

Bereba, fantárdigo seu blog...

Verinha disse...

Ele é sinistro mesmo... e muito grande. Enfim, o mais engraçado dele é que os italianos num geral (não só os romanos) não gostam. Sem noção. Beijoca, Aleba!!! Valeu! :)

Daniela Arruda disse...

E o Coliseu é belissimo a noite! Vale um passeio fim de tarde pra pegar com as duas iluminações, né? Tá anotado.
Beijo, Verinha,
Dani (filha da Creusa :)

De Fiore disse...

Ei! Acabei de voltar da Europa! Não me deixe com vontade de voltar não, tenho que trabalhar um pouco... Está uma delícia teu blog... bj, Milton

Verinha disse...

Pois é, Dani!!! Tem que ir a noite... nos monumentos em geral, a iluminação de todos os monumentos é linda!!!

Milton! Quero ver depois suas fotos de Londres!!! Pois é, uma hora a gente tem que trabalhar! Beijocas

Postar um comentário

Categorias

Mais recentes

Sobre mim

Minha foto
Verinha
Brasília, DF, Brazil
Brasiliense, botafoguense e viajante. Amo estar na estrada quase tanto amo minha família e meus amigos. Não troco Brasília por nenhuma cidade do mundo... e continuo procurando... :)
Ver meu perfil completo

Tripulantes